
OS DOCUMENTOS QUE OS ADVOGADOS PEDEM
Disponibilizado em 15/03/2021
Toda ação judicial ou processo administrativo requer documentações específicas para distribuição e protocolo, que às vezes assustam o cliente quando este busca assistência de um advogado e o mesmo lhe apresenta o rol dos documentos necessários para cada procedimento.
Atualmente, com tantas “fake news” e golpes diversos, é de se entender que as pessoas fiquem cada vez mais inseguras ao fornecerem seus dados a quem quer que seja.
Em nosso instagram e facebook, sempre tentamos publicar os golpes vinculados à previdência social do momento, para que nossos clientes e amigos se mantenham sempre alertas.
Para além disso, é necessário lembrar que o advogado é justamente o meio necessário para se evitar as injustiças e fraudes recorrentes, até porque ele é o profissional mais fácil de se averiguar a idoneidade, já que possui nome e registro passíveis de consulta na Ordem dos Advogados (OAB) ou na internet.
Ainda, o advogado trabalha sob a égide da Constituição Federal, sendo o sigilo profissional resguardado pelos incisos XIII e XIV, art. 5º, como se lê:
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
Isso significa que quando um cliente chega até o advogado, discorre sobre qualquer questão e apresenta documentos para análise, toda aquela conversa tem a proteção constitucional do sigilo e tudo que ficar combinado deverá ser cumprido regiamente pelo profissional contratado.
A documentação apresentada terá uso exclusivo para a ação escolhida e a procuração, por determinação legal, apresentará poderes específicos para atuação do procurador somente no objeto da contratação, nada mais.
Caso haja valores monetários a serem recebidos ao final da ação, os mesmos se encontrarão estipulados por meio de sentença e alvará, disponíveis no processo e, portanto, disponíveis para o cliente também.
Assim, desejamos: que vocês tenham a certeza de que uma busca inicial pelo profissional competente os livrará de dores de cabeça futuras, que os documentos solicitados são necessários e específicos para cada processo, nunca podendo ser utilizados para outros fins e que os poderes concedidos não permitem ao procurador nenhum direito de ir além do contratado.