
.png)
O INSS comete todos os dias injustiças com os seus segurados, a Autarquia nega aposentadoria e pensões diariamente, mesmo quando o segurado possui direito ao benefício. A decisão pode ser revista, para isso, será necessário acionar a justiça.
Os benefícios que podem ser conquistados na justiça:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio doença;
- Pensão por morte.
O pedido administrativo realizado no INSS pode demorar até 45 dias para ser deferido ou indeferido. É possível acionar o judiciário com a negativa do pedido administrativo ou pela falta de resposta da Autarquia.
O diferencial de recorrer ao judiciário é o fato de que o segurado poderá receber todo o valor retroativo corrigido monetariamente com acréscimo de juros, desde a data do primeiro pedido ao INSS, o que o procedimento administrativo não oferece.
O judiciário possui mais tempo para analisar o requerimento, portanto as chances de obter sucesso são muito maiores, além, do segurado, receber o valor correto do benefício e dos retroativos.
Para ingressar com uma ação judicial e aumentar as chances de conquistar o benefício, o segurado deverá procurar um advogado especializado em direito previdenciário, munido de toda documentação que comprove o direito pleiteado, que pode variar de acordo com a negativa do INSS.